domingo, 29 de julho de 2012

Sobre o que levar em sua mala.



A grande dádiva que Deus deu para o ser humano foi a mente e seu poder de criação, que quando em bom funcionamento substitui estados mentais negativos por positivos, gerando compaixão, renúncia ao apego, tolerância, paciência.  O monge do Avalokiteshvara costuma contar uma metáfora muito interessante sobre o tema:

 “Imagine que você vai fazer uma viagem muito longa para Londres e só pode carregar uma mala com 32 kg. E agora? O que vc vai levar? São apenas 32 kg e você vai ficará lá por um longo período. Vc não pode levar um espingarda ou um canhão, rifles, bombas, eles são objetos mtoooooo pesados, não são? Então, porque fazer o mesmo com a sua mente? Carregando pensamentos e emoções negativas durante toda eternidade dentro da sua mala??? São mtoooooooooo pesadas, renuncie a elas e deixe-as nesta encarnação...”
Esta vida humana com todos os seus sofrimentos e problemas é uma grande oportunidade para aperfeiçoarmos nossa renúncia e compaixão. Não devemos desperdiçar esta preciosa oportunidade.
A realização de renúncia é o portal pelo qual ingressaremos no caminho espiritual à libertação. Sem renúncia, não conseguiremos sequer ingressar no caminho à felicidade suprema, que dirá avançar nele. 
Para gerar e aumentar nossa renúncia, devemos contemplar repetidamente o seguinte: 

"Porque minha consciência não tem um começo, já experienciei incontáveis renascimentos no samsara e tive incontáveis corpos. Se todos eles fossem reunidos, ocupariam o mundo inteiro. Tão grandes foram meus sofrimentos em todas essas vidas anteriores, que derramei lágrimas de dor suficientes para formar um oceano. A cada vida, passei pelos tormentos de adoecer, envelhecer, morrer, ser separado de pessoas queridas e não poder satisfazer meus desejos. Se eu não atingir a libertação permanente do sofrimento agora, terei de passar por tudo isso repetidamente em minhas incontáveis vidas futuras".
Contemplando assim, do fundo do nosso coração, geramos a firme determinação de abandonar o apego pelos prazeres mundanos e conquistar libertação permanente dos renascimentos contaminados. Se colocarmos essa determinação em prática, poderemos controlar nosso apego e, desse modo, solucionar muitos dos nossos problemas diários.

Muito obrigado!
Stefania Bianchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário